O Poder do Storytelling No mundo
do Vinho
Marketing sempre Marketing
Artigo escrito por :
O vinho Casillero del Diablo da Viña Concha y Toro é muito apreciado
em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. Mas o que isso tem de
aderente ao título desse texto? Tudo!
Em 1883, Don Melchior (fundador da Concha y Toro) trouxe cepas da
região de Bordeaux na França, plantou em sua viña no Chile e produziu um
vinho maravilhoso. Tão maravilhoso que ele reservou uma quantidade em
sua bodega para consumo próprio em ocasiões especiais. Com o passar do
tempo, a fama de seu vinho atraiu a atenção de muitas pessoas, inclusive
de um ladrão, que roubava constantemente algumas garrafas de sua
bodega.
Don Melchior estava preocupado e ficou pensando o que poderia fazer
para impedir a ação desse larápio... Foi quando pensou em contar uma
história.
Ele teve a ideia de criar um boato sobre um diabo que habitava sua
bodega e que era seu guardião. O boato ganhou fama rápido e os assaltos
acabaram. Assim nasceu, em 1891, a lenda do Casillero del Diablo.
Don Melchior não se preocupou em ter a figura de um diabo associada
ao seu produto e usou o poder das histórias de forma fantástica. Um dos
erros de muitas empresas quando se trata de estratégias que utilizam
storytelling é justamente associar personagens super perfeitos as suas
marcas.
A lógica de qualquer história é basicamente a utilização do arco do
personagem. Ou seja, todo personagem, principalmente os heróis passam
por uma transformação ao longo da trama e por isso possuem defeitos.
Isso acontece com todos nós, nos transformamos continuamente. Não somos a
mesma pessoa de cinco anos atrás e nem seremos o que somos hoje daqui a
quinze anos. E por que nos transformamos? Porque algo acontece durante o
nosso caminho na vida.
O arco do personagem pode ser divido como:
Crescimento: O personagem ultrapassa um desafio interior (medo, o
passado, etc.) enquanto enfrenta uma ameaça externa e se transforma em
uma pessoa melhor.
Transformação: A clássica jornada do herói, em que
o protagonista percorre um determinado trajeto até sair valorizado no
final da história.
Queda – Arco que segue o protagonista num processo em que este cai em insanidade, imoralidade e/ou morte.
É a mesma coisa com os personagens. Algo acontece ao longo da trama
que fará o personagem se transformar. E é justamente isso que dá um
brilho todo especial a qualquer história. É justamente por isso que nos
identificamos com os personagens. Por conta disso, as empresas não
deveriam desconsiderar a sutileza dos pontos fracos do herói que
associará à sua marca. Até o ser humano mais bondoso tem defeitos.
No mundo atual, onde a guerra por atenção é quase sanguinária, o que
nos atrai é aquilo que se assemelha conosco, seja consciente ou
inconscientemente.
As histórias têm poder e quando as utilizamos no mundo corporativo,
mais ainda.
Principalmente quando são construídas de forma autêntica,
com personagens com defeitos e fraquezas normais, mesmo que o cenário
seja em uma floresta encantada ou em uma metrópole moderna. O cenário, a
ambientação é muito importante, mas nada disso terá poder de fogo sem
personagens factíveis.
E aí? Gostou? Utilize o storytelling em sua estratégia!
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi4X2L0-dIRLd0CngJE-ms0u_kbdYjZE7rh8F77PztNkKrLmDbZFn-mfUKWIgYBDtl1ZmTesqmY3j6uG75-YaMxmy5rhrucuin8UBxl9esi8od55poIopjG1EzRJLX8VDPzjiNb6Z6dWMw/s1600/casillero-del-diablo2.jpg)
Opinião do Blog:
Eu vejo vários tipos de marketing... mas o que mais marcou as pessoas no mundo do vinho é essa história do Casillero del Diablo.
Assistindo um filme do Zorro existia esse misticismo sobre vários tesouros protegidos em catacumbas... ou mesmo as histórias do Egito e seus Faraós.
O Mundo Moderno de hoje não é tão fácil assim fazer esse tipo de Marketing, pq tudo mais evoluiu... e muitos mitos caíram por terra. Porém o desafio é identificar o produto de uma forma ímpar, e ninguém fez isso melhor do que Don Melchior no mundo dos Vinhos!
Recomendo! E faça um teste de tentar criar algo que identifique a sua marca. É um belo exercício de criatividade.
Lucas Bolívar
Sócio Proprietário - Armazém Deus do Vinho
www.deusdovinho.com
Tel: 11-2017-5317
Whatsapp: 11-9-8111-7665
Whatsapp: 11-9-8111-7665
E-mail: vinhos@deusdovinho.com
Curta nossa página no facebook