Uma descoberta surpreendente quando acertamos no equilíbrio.
Por - Lucas Bolívar
É sim verdade que quando não entendemos como equilibrar as coisas, e isso vale para qualquer coisa na vida, o sabor se vai ou não é aproveitado como se deve.
Estive ontem no Mini Curso/Palestra ministrado pela Vinícola Casa Valduga e a Cacau Show na loja da Av. Faria Lima aqui em São Paulo.
É muito bom ler e ouvir sobre como se deu a trajetória de empresários que ajudam a construir este País... e ontem ao conhecer um pouco das duas casas vimos que a perseverança, amor ao que faz e a vontade de realizar leva ao sucesso. Uma lição para todos.
A explanação sobre chocolate dada pelo "Chocolatier" da Cacau Show - Rafael Alvarenga - foi algo de encher os olhos. Ainda mais para quem é chocólotra... as técnicas.. e a descoberta de novos sabores e combinações culminaram em excelentes produtos que fazem o paladar lembrar que existem coisas boas para momentos especiais sim.
e Nesta Linha veio, também, o excelente Sommelier da Casa Valduga - Daniel Mistico - e com simplicidade e bom humor coordenou todo grupo a saborear de outra forma vinhos e chocolates.
Mas vamos à eles...
Começamos com um Moscatel da Casa Valduga que é um dos melhores espumantes do mundo. Leve... mas altamente envolvente.
e a combinação se deu com chocolate branco. Sim branco. E isso acentuou muito os paladares... mas a melhor sensação foi ao tomar o segundo gole do espumante... o paladar era outro... E aí entendi que não devemos por chocolate e vinho juntos na boca(ao mesmo tempo), e sim, alternadamente. Esperando um pouco. Isso faz uma diferença enorme, acreditem.
Passamos para um vinho mais tradicional e encorpado, excelente Cabernet Sauvignon da Casa Valduga combinado com chocolate meio amargo e ali o Rafael explicou que o ideal é quando o Chocolate tem menos cacau... este chocolate tinha 55% de cacau... e um sabor dos Deuses. Depois entramos com outro chocolate mais amargo e com mais cacau.. 70%. Olha... ficou especial.
O Cabernet Sauvignon realçou os taninos.. e o teor alcoólico ficou amenizado.. passou a ter mais o cheiro do vinho e o gosto leve de carvalho e chocolate... nem preciso dizer que é para apreciar a dois.. !! ahahahahahah
O Daniel explicou algumas técnicas simples de apreciação de vinho... e confesso desconhecia algumas, porque apliquei e vi que realmente fazem diferença!
A primeira é segurar a taça, a segunda é observar a cor, porque antes de comer, comemos com os olhos não verdade? A terceira foi trabalhar o olfato, isso mesmo, girar o vinho e deixar ele abrir, oxigenar... respirar e assim sentirmos seu "perfume"! Quarta por na boca um pouco e deixar de um lado para outro, para o paladar acostumar com ele... e mais olfato.. e depois de uns segundos... tomar um segundo gole... e aí sim sentirá a diferença! Depois disso deixe o chocolate derreter na boca... Sentir todo o seu sabor realçado. Olha.. o prazer é ótimo!!!
Por último passamos para um vinho licoroso tinto doce... com 10 anos de envelhecimento, feito de uvas selecionadas... é para se beber como licor...
Enfim..
a regra é simples
Espumante com chocolate branco;
Vinhos tintos em geral com chocolates meio amargo e com cacau a 55% e acima... ideal é 70% de cacau.
Vinhos licorosos(doces) o ideal é também um chocolate doce... com cacau a 28%.
Vá experimente, e nos conte o que achou. Mas é para apreciar hein!
Lucas Bolívar
Sócio Proprietário - Armazém Deus do Vinho
www.deusdovinho.com
Tel: 11-2017-5317
E-mail: vinhos@deusdovinho.com
Curta nossa página no facebook
Nenhum comentário:
Postar um comentário