Páginas

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Sobre os Vinhos da França



Sobre os Vinhos da França

A França é um país em que o vinho está inserido no cotidiano de seu povo, o vinho é um trunfo de seu povo, motivo de orgulho e prestigio internacional, seus vinhedos são a expressão máxima de qualidade, onde o Terroir é gritante e fundamental. Os diferentes tipos de vinhos em pequenos espaços de terrenos são marcantes.

Não é um exagero classificar a França como o melhor país vinícola do mundo. Nenhum país possui tantos vinhos de excepcional qualidade como os encontrados entre os Vinhos AOC (Appellation de Origine Contrôlée), os vinhos de Denominação de Origem Controlada.

Existem cerca de treze grandes regiões vinícolas na França, algumas das quais possuem até mais de vinte AOC. Além dos vinhos AOC, existe ainda uma enorme quantidade de Vins de Pays, ou Vinhos Regionais, alguns muito bons.

Existem na França vinhos excepcionais e também grandes vinhos que devem ser bebidos sem grandes preocupações. A primeira preocupação de um enófilo que está prestes a conhecer os vinhos da França é saber diferenciar os vinhos, já que existem dezenas de denominações de origem e comunas com nomes de vinhedos.

Das regiões vinícolas francesas a que mais se destaca é sem dúvida, Bordeaux, por possuir o maior número de vinhos excepcionais, os grandes Chateaux do Médoc, muitos deles com preços excepcionalmente altos.

Os vinhos de alta qualificação de Bordeaux são os principais responsáveis pelo prestígio dos vinhos franceses no mundo, posição de marketing hoje pertencente à Champagne.

A Bourgogne (Borgonha), com seu clima mais frio e vinhos muito sofisticados, é a segunda região mais importante. Possui varias sub-regiões, cada uma com suas particularidades de estilo, mas todas usando com as mesmas uvas: Chardonnay e Pinot Noir. A Bourgogne é um mundo vasto, intrincado, delicado e maravinhoso pel aelegânci de seus vinhos.

Outras regiões de destaque são a Champagne, berço dos espumantes mais famosos do mundo, a Côtes du Rhône, produtora de excelentes tintos robustos, a Provence, berço de belos e delicados rosés, e o Languedoc-Roussillon, no sul, hoje a região mais emergente para o cenário internacional.

Para se entender corretamente a vinicultura francesa, é importante provar vinhos representativos de cada uma das regiões vinícolas francesas. Só assim é possível descobrir a diversidade e a complexidade dos vinhos franceses e suas infinitas vocações gastronômicas. 

Classificação dos Vinhos Franceses


Vins de table - Vinhos de mesa
Constituem a maior parcela de vinhos da França: 55% da produção total. No entanto, são os vinhos de menor qualidade e não podem conter no rótulo o nome de nenhuma região, sub-região ou vinhedo específico, mas apenas a expressão Vin de France.

Vins de Pays - Vinhos Regionais
São vinhos de qualidade superior à dos vinhos de mesa, elaborados segundo regras restritas e provenientes de regiões não AOC pequenas, como departamentos ou províncias, distritos, zonas ou comunas, cujos nomes lhe conferem uma denominação específica. Correspondem aproximadamente a 15% da produção total dos vinhos franceses. Existem cerca de 150 regiões diferentes de vin de pays espalhadas por todo o país, mas a maioria (85%) é proveniente do sul do país, especialmente na costa mediterrânea sul, também conhecida como Midi.

Appellation d’Origine Vins Délimités de Qualité Supérieure (AOVDQS)
Vinhos Delimitados de Qualidade Superior - Constituem o segundo grau na hierarquia de qualidade. Provêm de 22 regiões vinícolas também delimitadas, mas de menor prestígio do que as AOC e representam 1% dos vinhos franceses. 

Vins de Appellation de Origine Contrôlée (AOC)
Vinhos de Denominação de Origem Controlada - São os vinhos de melhor qualidade, provenientes de áreas específicas que podem ser grandes regiões, sub-regiões menores, comunas, cidades e, até mesmo, um único vinhedo. Existem ao todo 357 AOC que, no entanto, correspondem a apenas 29% da produção total do país.

• Existe também a denominação Vins de Qualité Produits dans une Region Déterminé (VQPRD), isto é, Vinhos de Qualidade Produzidos em uma Região Determinada. Ela foi criada pela Comunidade Econômica Européia (CEE) para os vinhos de melhor qualidade dos seus países membros. Na França, a VQPRD engloba os vinhos dos tipos AOVDQS e AOC, citados anteriormente.

Terroirs

O conceito de Terroir é uma particularidade francesa que dá a seus vinhos personalidade, de acordo com as uvas utilizadas, os terrenos onde foram cultivadas, o microclima da região, a experiêcia dos viticultores e ainda a qualidade da cave ou dos barris. O terroir é, além disso, um conceito cultural, ligado às comunidades locais, que vivem do cultivo e culto ao vinho.

Os grandes terroirs





Lucas Bolívar
Sócio Proprietário - Armazém Deus do Vinho

ADV - Armazém Deus do Vinho 

www.deusdovinho.com


Tel: 11-2017-5317

E-mail: vinhos@deusdovinho.com

Curta nossa página no facebook

Inscreva-se no nosso Blog