Páginas

terça-feira, 22 de julho de 2014

Os Vinhos "Made In China"




China será o maior produtor de vinho do mundo em cinco anos.

Como começou?

Uvas cresciam na China há 200 anos, antes de chegarem à França. Os vinhos, geralmente doces e com espuma, são servidos há séculos em banquetes e também utilizados como medicamentos, com plantas, ervas, órgãos de animais, roedores e répteis.

A produção de vinho ampliou-se sobre a região central e noroeste da China. Na região autônoma de Xin-jiang (Sinkiang) está quase um quarto dos vinhedos, em 140.000 hectares, produzindo 1,5 milhões de toneladas de uvas.

Quase toda a produção é consumida como uva ou passas. As maiores regiões produtoras estão no nordeste, na província de Shandong (Shantung), Hebei e Jiangsu assim como em Beijing (Peking) e Tianjin (Tientsin).

Quais Uvas Possuem?

A maior parte dos vinhos chineses é feita com uva produzida na China. A mais conhecida é a uva olho de dragão, que vem da "Great Wall". A Beichun, um híbrido do norte da China com a Vitis amurensis, adaptou-se ao clima.

Outras espécies são encontradas, como a Rkatsiteli, Muscat Hamburg (ingrediente principal do vinho "Dynasty") e a Welschriesling. Impressionantes são os vinhos produzidos a partir da uva Chardonnay, Riesling, Pinot noir, Pinot Meunier, Cabernet Sauvignon e Gamay. Em função de lei chinesa, o vinho deve apenas conter 70% de mosto, de modo que esses vinhos servem apenas ao mercado interno.

O que veio de Fora?

Uma novidade no mercado chinês de vinhos é a empresa Lou Lan, do francês Gregory Michel, com investidores de Hong Kong no deserto de Gobi, com uma produção de 400.000 caixas.

Em 1998, foram importadas vinhas de Cabernet, Merlot, Syrah, Chenin e Riesling. As melhores vinhas são conhecidas como "Turpan Basin". No ano de 2002, a vinícola Maotai Changli colocou no mercado um Cabernet franc dentre outros vinhos.

A família austríaca Swarovski, proprietária da Norton na Argentina, investiu em Shang-Li, onde deverão ser cultivados 300 hectares de Merlot e Cabernet.

Crescimento

De acordo com o centro de pesquisas The French National Centre for Scientific Research (CNRS), a China vai se tornar o maior produtor de vinhos do mundo dentro de cinco anos. Boris Petric, antropólogo do instituto de pesquisa, estima que a China vá dobrar o número de vinhos nos próximos cinco anos, superando a Espanha, França e Itália para se tornar o maior produtor do mundo.

A área de produção chinesa vem crescendo e atualmente é a quinta maior do mundo. Segundo a Organização da Vinha e do Vinho (OIV), a Espanha tinha 1 milhão de hectares em 2012, seguida pela França com 800 mil hectares. Os vinhedos chineses cobriam 570 mil hectares no ano passado, mais do que nos Estados Unidos.

Segundo informações da Vinexpo, evento global do mercado do vinho e bebidas que ocorre a cada ano ímpar, atualmente a China tem desbancado a França no cenário mundial de vinho tinto e se tornando um mercado tão grande e importante quanto o francês.

Consumo

Entre 2007 e 2013, o consumo de vinho tinto aumentou quase três vezes mais na China, sendo que na França houve uma queda de 18% e 5,8% na Itália. No entanto, quando se trata de todos os tipos de vinho, o mercado chinês é o quinto maior consumidor, bem atrás dos Estados Unidos, França e Itália.

Em 2013, os chineses chegaram a consumir cerca de 156 milhões de caixas de vinho tinto, o equivalente a 1,86 milhões de garrafas, número que fez do país responsável por 136% do aumento do mercado de vinho global.

Em comparação, a França chegou a absorver 150 milhões de caixas, seguida da Itália (141 milhões), Estados Unidos (134 milhões) e Alemanha (112 milhões).

Estes números mostram a sede cada vez maior da China pelo vinho tinto, justificada pelos seus benefícios à saúde e pela importância simbólica que a cor vermelha exerce no país. “Houve uma mudança real nas atitudes chinesas. As vinhas receberam plantação em larga escala e as redes de distribuição tem se esforçado para atender à demanda”, afirmou o CEO da Vinexpo, Guillaume Deglise.

De acordo com a Vinexpo, a crescente popularidade do vinho tinto na China se deve ao fato de que, na cultura chinesa, a cor vermelha é associada à riqueza, poder e boa sorte. “Vinho tinto é, portanto, uma escolha óbvia para a hospitalidade empresarial, onde os parceiros podem beber à saúde de cada um.

“Além disso, a bandeira do país é de cor vermelha com estrelas douradas, representando a revolução”, afirma Deglise.

É sempre Bom saber


  • Que os chineses são os maiores importadores de vinhos de Bordeaux?
  • Que os chineses já são os investidores predominantes em Bordeaux?
  • Que a China já é o quinto maior produtor de vinhos?
  • Que a China já bateu a França como o maior consumidor de  vinho tinto no mundo?
  • Que a China já é o 5º maior consumidor mundial. depois de França / EUA / Itália e Alemanha?


Não vou me alongar muito mais... Ainda existe toda a história dos anos 70/80 que serviram de base para esse crescimento atual aliado claro, ao investimento feito por estrangeiros.

Que tal experimentar um pouco desse vinho? Conte-nos como foi!

Os Franceses que se cuidem... E sim, os vinhos são muito bons!!


Fontes de Pesquisa: wikipedia, revistaadega, vinho guia.



Lucas Bolívar
Sócio Proprietário - Armazém Deus do Vinho

www.deusdovinho.com


Tel: 11-2017-5317

E-mail: vinhos@deusdovinho.com

Curta nossa página no facebook


 

Inscreva-se no nosso Blog