Páginas

sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Gigante Consumindo Vinho.



China desbanca França como maior consumidor mundial de vinho tinto


BORDEAUX, França, 30 Jan 2014 (AFP) - A China se tornou o maior consumidor mundial de vinho tinto, destronando a França - é o que mostra uma pesquisa sobre o mercado de vinhos e destilados no mundo, divulgada esta semana pela organização Vinexpo.

Com mais de 155 milhões de caixas de nove litros de vinho tinto - ou 1,865 bilhão de garrafas - consumidas em 2013, um crescimento de 136% com relação a 2008, a China, incluindo Hong Kong, passou à frente da França (150 milhões de caixas), da Itália (141 milhões), dos Estados Unidos (134 milhões) e da Alemanha (112 milhões).


O gosto dos chineses pelo vinho tinto cresce rapidamente desde 2005, mostra o estudo da Vinexpo, feito em parceria com o instituto de pesquisas em vinho e destilados britânico IWSR (International wine and spirits research, em inglês). Entre 2007 e 2013, o consumo da bebida foi multiplicado por 2,75 (mais de 175,4%). No mesmo período, essa consumação teve uma queda de 5,8% na Itália e de 18% na França.

"Houve uma verdadeira mudança na mentalidade dos chineses. Muitas vinícolas começaram a surgir no país, e as redes de distribuição no país se multiplicaram", explicou à AFP Guillaume Deglise, diretor geral da Vinexpo.

A pesquisa mostra também que o consumo global de vinho segue em franco crescimento. A previsão é de que, entre 2013 e 2017, esse hábito aumente ainda mais: 4,97%.

Nos Estados Unidos, maior mercado mundial de vinho desde 2011, o consumo do tinto deve crescer 14% nos próximos cinco anos para atingir a marca de 384 milhões de caixas, após ter aumentado 11,36% entre 2008 e 2012.

O Baijiu, destilado tipicamente chinês de cor clara feito à base de sorgo, trigo ou arroz, representa 38% do álcool consumido no mundo, à frente da vodca, que registrou uma queda de 6% nos últimos cinco anos - baixa que se deve especialmente à menor procura pela bebida na Rússia.

O estudo, encomendado pela Vinexpo, maior salão internacional de vinho e destilados, cuja edição asiática ocorrerá entre 27 e 29 de maio de 2014, em Hong Kong, investigou as evoluções na produção e trocas internacionais de vinho e destilados em 28 países produtores e 110 mercados consumidores no mundo.


ADV - Armazém Deus do Vinho 

www.deusdovinho.com

Tel: 11-2017-5317
E-mail: vinhos@deusdovinho.com

Curta nossa página no facebook

quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Vinho Tinto Contra o Diabetes Tipo 2



Pesquisa mostra que vinho tinto pode proteger

contra diabetes tipo 2



Cientistas descobriram que componentes encontrados no vinho tinto, nas frutas e nos legumes, podem servir de proteção contra diabetes tipo 2, obesidade, câncer e doenças cardiovasculares





Flavonoides presentes no vinho tinto são benéficos




De acordo com pesquisas feitas por cientistas da University of East Anglia e do Kings College London, comer alimentos ricos em flavonoide e antocianina, componentes encontrados em chás, chocolates e vinhos tintos, pode oferecer proteção contra diabetes tipo 2.



Para chegar a essa conclusão, duas mil mulheres saudáveis foram convidadas para preencher um questionário alimentar para estimar a quantidade total de flavonoide consumido a partir da ingestão de ervas e legumes.



No caso, foi analisada a quantidade de flavonoide no organismo após a ingestão de salsa, tomilho e aipo, além da quantidade de antocianina, componentes encontrados em frutas vermelhas, vinho tinto e em outras frutas e legumes. “Nós descobrimos que quem consumia muita antocianina e flavonoide apresentavam menor resistência à insulina”, afirmou a professora Aedin Cassidy, da UEA’s Norwich Medical School e líder das pesquisas.



De acordo com resultados publicados no Journal of Nutrition, foram encontrados, nesses mesmos alimentos, componentes capazes de diminuir a inflamação que, quando crônica, está associada com diabetes, obesidade, doenças cardiovasculares e câncer. “A alta resistência à insulina está relacionada com diabetes tipo 2, então o que estamos vendo é que as pessoas que comem alimentos que são ricos em flavonoide e antocianina como frutas vermelhas, ervas e vinho tinto são menos propensos a desenvolver a doença”, afirma Aedin.

Fonte: Adega



ADV - Armazém Deus do Vinho 

www.deusdovinho.com

Tel: 11-2017-5317
E-mail: vinhos@deusdovinho.com

Curta nossa página no facebook


segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Sobre o Mercado de Vinhos no Brasil

 O mercado dos últimos 25 anos!





o Site do Enoventos fez uma análise muito bacana sobre o mercado de Vinhos no Brasil desde 1989. um material muito bom elaborado por Oscar Daudt que vale dar uma conferida. abaixo coloco apenas algumas coisas...
Durante os 25 anos que esta análise abrange, quais foram os países que mais enviaram vinhos para o Brasil? A primeira tabela abaixo exibe os 20 maiores parceiros no total acumulado do período.
 
Não há grandes novidades e os principais classificados representam o senso comum. O que é interessante observar é que os 5 grandes - Chile, Argentina, França, Itália e Portugal - somam mais de 87% dos valores no período, deixando pouco espaço para os demais contendores.

Mais significativo ainda, é observar a segunda tabela, que analisa os maiores exportadores apenas para o ano de 2013. Os 5 grandes são os mesmos e sua participação aumentou para quase 90% do total. É como um adeus à diversidade...



 Caso queiram conferir a matéria na íntegra, acesse o site do Enoeventos.



ADV - Armazém Deus do Vinho 

www.deusdovinho.com

Tel: 11-2017-5317
E-mail: vinhos@deusdovinho.com

Curta nossa página no facebook






Inscreva-se no nosso Blog