Páginas

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Markerting - Sobre o Vinho Casillero del Diablo e Sua Lenda

O Poder do Storytelling No mundo

do Vinho

 Marketing sempre Marketing

 Artigo escrito por : Evelyn Cordeiro,

O vinho Casillero del Diablo da Viña Concha y Toro é muito apreciado em várias partes do mundo, inclusive no Brasil. Mas o que isso tem de aderente ao título desse texto? Tudo!

Em 1883, Don Melchior (fundador da Concha y Toro) trouxe cepas da região de Bordeaux na França, plantou em sua viña no Chile e produziu um vinho maravilhoso. Tão maravilhoso que ele reservou uma quantidade em sua bodega para consumo próprio em ocasiões especiais. Com o passar do tempo, a fama de seu vinho atraiu a atenção de muitas pessoas, inclusive de um ladrão, que roubava constantemente algumas garrafas de sua bodega.

Don Melchior estava preocupado e ficou pensando o que poderia fazer para impedir a ação desse larápio... Foi quando pensou em contar uma história.

Ele teve a ideia de criar um boato sobre um diabo que habitava sua bodega e que era seu guardião. O boato ganhou fama rápido e os assaltos acabaram. Assim nasceu, em 1891, a lenda do Casillero del Diablo.

Don Melchior não se preocupou em ter a figura de um diabo associada ao seu produto e usou o poder das histórias de forma fantástica. Um dos erros de muitas empresas quando se trata de estratégias que utilizam storytelling é justamente associar personagens super perfeitos as suas marcas.

A lógica de qualquer história é basicamente a utilização do arco do personagem. Ou seja, todo personagem, principalmente os heróis passam por uma transformação ao longo da trama e por isso possuem defeitos. Isso acontece com todos nós, nos transformamos continuamente. Não somos a mesma pessoa de cinco anos atrás e nem seremos o que somos hoje daqui a quinze anos. E por que nos transformamos? Porque algo acontece durante o nosso caminho na vida.

O arco do personagem pode ser divido como:

Crescimento: O personagem ultrapassa um desafio interior (medo, o passado, etc.) enquanto enfrenta uma ameaça externa e se transforma em uma pessoa melhor.
 
Transformação: A clássica jornada do herói, em que o protagonista percorre um determinado trajeto até sair valorizado no final da história.
 
Queda – Arco que segue o protagonista num processo em que este cai em insanidade, imoralidade e/ou morte.

É a mesma coisa com os personagens. Algo acontece ao longo da trama que fará o personagem se transformar. E é justamente isso que dá um brilho todo especial a qualquer história. É justamente por isso que nos identificamos com os personagens. Por conta disso, as empresas não deveriam desconsiderar a sutileza dos pontos fracos do herói que associará à sua marca. Até o ser humano mais bondoso tem defeitos.

No mundo atual, onde a guerra por atenção é quase sanguinária, o que nos atrai é aquilo que se assemelha conosco, seja consciente ou inconscientemente.

As histórias têm poder e quando as utilizamos no mundo corporativo, mais ainda. 

Principalmente quando são construídas de forma autêntica, com personagens com defeitos e fraquezas normais, mesmo que o cenário seja em uma floresta encantada ou em uma metrópole moderna. O cenário, a ambientação é muito importante, mas nada disso terá poder de fogo sem personagens factíveis.

E aí? Gostou? Utilize o storytelling em sua estratégia!



Opinião do Blog:

Eu vejo vários tipos de marketing... mas o que mais marcou as pessoas no mundo do vinho é essa história do Casillero del Diablo. 

Assistindo um filme do Zorro existia esse misticismo sobre vários tesouros protegidos em catacumbas... ou mesmo as histórias do Egito e seus Faraós. 

O Mundo Moderno de hoje não é tão fácil assim fazer esse tipo de Marketing, pq tudo mais evoluiu... e muitos mitos caíram por terra. Porém o desafio é identificar o produto de uma forma ímpar, e ninguém fez isso melhor do que Don Melchior no mundo dos Vinhos!

Recomendo! E faça um teste de tentar criar algo que identifique a sua marca. É um belo exercício de criatividade.



Lucas Bolívar
Sócio Proprietário - Armazém Deus do Vinho

www.deusdovinho.com


Tel: 11-2017-5317
Whatsapp: 11-9-8111-7665

E-mail: vinhos@deusdovinho.com

Curta nossa página no facebook


Inscreva-se no nosso Blog