Páginas

terça-feira, 25 de março de 2014

Sobre a Região da Emilia-Romana na Itália



Emilia Romagna




Pode ser considerada a mais completa e privilegiada das regiões da Itália, sob todos os pontos de vista.


Seu povo que a explora inteligentemente, comercializando seus produtos no mundo inteiro.



No mar, criando uma grande indústria pesqueira e várias especialidades gastronômicas. Nas praias, juntando-se com a hospitalidade dos romagnoli, trazem o maior fluxo de turistas do mundo inteiro, destacando-se as cidades de Rimini e Riccione.

 

 

Berço da Cozinha italiana


Em suas grandes planícies e vastas colinas se cultivam todos os tipos de alimentos, como arroz, trigo, grande variedade de frutas e verduras. Também se criam vários animais de abate, sem dúvida destacam-se os suínos, pois o preparo dos embutidos é muito bem elaborado.


Eu acho que a mais famosa é sem dúvida a mortadela de Bolonha. Tem coisa melhor? Tem alguém que não goste? Todo mundo é louco por este delicioso embutido. Também não podemos esquecer-nos do grandioso Prosciutto di Parma que é feito exclusivamente com coxa de suíno criado na região e curtido por no mínimo 12 meses no ar seco das colinas Emilianas, tornando-o um alimento gostosíssimo, saudável e de fácil digestão.

Queijos. Tem coisa mais famosa no mundo que o Grana Padano ou o Parmiggiano Reggiano? Acho que aqui não preciso falar mais nada.


A Emilia Romagna é o berço da cozinha italiana difundida no mundo e que deu impulso a chefes de cozinha de outros países a introduzir em suas especialidades iguarias típicas desta região.


Quero dizer que é muito comum entrar num restaurante francês e se deparar em seu cardápio com pratos como Fettuccine, Lasagne, Ravioli, Tortellini, etc.



Ferraris, Lamborghinis e afins...


Também nesta região encontra-se indústria de todos os tipos como a de fabricação do açúcar, massas, indústrias confeiteiras, de cerâmica, sapatos, vestuário e automobilística (Ferrari, Lamborghini, Maserati e outros).



Bolonha, a capital é um grande centro cultural, histórico e científico na vanguarda da medicina mundial, especialmente na ortopedia. Habitada por gente moderna e elegante.

A Emiglia-Romagna tem 9 provincias: Piacenza, Parma, Reggio Emilia, Modena, Bologna, Ferrara (formam a Emilia) Ravenna, Forlì-Cesena e Rimini ( formam a Romagna).



E OS VINHOS ?


A divisão regional entre Emiglia e Romagna indica também uma divisão na tipologia de vinhos: na Emilia se produz principalmente vinhos espumantes, enquanto na Romagna são produzidos principalmente vinhos tranquilos.

 

Os vinhos da Emilia-Romagna são muito apreciados no Brasil: uma grande parte do vinho italiano importado é o Lambrusco, um espumante tinto produzido nas provincias de Modena, Reggio Emilia e Parma. Exaltando as caracteristicas comuns que ligam os muitos vinhos de origem controlada e certificada, o resultado é que a região da Emilia-Romagna possui um grande patrimônio enológico reconhecido em todo o mundo.


O Lambrusco é um vinho com características particulares, inimitável, original, extraordinário no panorama da enologia: Um vinho tinto...naturalmente espumante!


É um produto de que, na Emilia, os produtores são muito orgulhosos, e com ele têm também uma relação afetiva, além da relação de consumo, sobretudo na província de Modena, que é o berço de origem do Lambrusco.



Os produtores da cidade têm muito orgulhoso deste vinho porque é um dos mais conhecidos no estrangeiro.

Infelizmente, no passado e também hoje, nos mercados fora da Europa têm chegado vinhos de qualidade baixa. Esta estratégia incorreta de difusão do nome Lambrusco como um vinho de baixa qualidade tem criado uma reputação que não corresponde à sua verdadeira qualidade, que é muito maior.



O vinho Lambrusco original tem um sabor único, agradável, frutado, naturalmente frisante e doce sem adição de açúcar. É um vinho convivial, que se bebe com alegria. Ainda assim, o caráter alegre e despreocupado deste vinho não significa que tem de ser inferior. Agora é preciso que o Lambrusco conquiste outra vez a reputação de vinho qualidade que merece.


O Lambrusco originariamente é tinto, mas é produzido também na versão rosado, com um estilo muito fresco, e espumante.


fonte: wikipedia, viagem.com, itália e turismo



Lucas Bolívar
Sócio Proprietário - Armazém Deus do Vinho

ADV - Armazém Deus do Vinho 

www.deusdovinho.com


Tel: 11-2017-5317

E-mail: vinhos@deusdovinho.com

Curta nossa página no facebook




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inscreva-se no nosso Blog