Páginas

quinta-feira, 17 de abril de 2014

DIA INTERNACIONAL DO MALBEC



DIA INTERNACIONAL DO MALBEC


O mundo celebra neste dia 17 o “Malbec World Day” (Dia Mundial do Malbec). A data (17 de abril) foi estabelecida desde 2011 pela Wines of Argentina, entidade responsável pela imagem do vinho argentino no mundo, como o dia para festejar sua casta emblemática.

Poucos países produtores no mundo estão tão ligados a uma única casta quanto a Argentina à Malbec. O tinto da uva Malbec é um dos vinhos varietais de maior crescimento ao redor do planeta nos últimos anos.

Atualmente a Argentina é o maior produtor mundial de Malbec, com cultivos em todas as regiões vitivinícolas de seu território.

Foi graças a esta casta que, em 2010, a Argentina ultrapassou o Chile nas importações do maior mercado de vinhos do mundo, os EUA.

Esta cepa chegou a Argentina em 1853 trazida pelo agrônomo francês Michel Aimé Pouget (1821-1875), e foi em 17 de abril deste mesmo ano a apresentação o projeto de lei que fundou Escola de Agricultura de Mendoza.

As comemorações oficiais deste 2º ano Malbec World Day acontecem em Nova York, Londres e Buenos Aires, embora o mundo todo brinde, de taça cheia.


CONHECENDO  UM POUCO A UVA

Malbec é um tipo de UVA francesa e principal variedade da região de CAHORS, também presente em BORDEAUX, encontrou condições excelentes na Argentina, onde produz vinhos frutados, muito macios, de bom corpo, cor escura e tânicos, para ser consumido ainda jovem, também muito usado em bordeaux para fazer corte. Malbec é utlizado amplamente por Vinícolas Argentinas, sendo esta produção equivalente a 59% do plantio mundial.

Foi trazida na década de 50 para a América do Sul. Atualmente, o país possui uma Denominação de Origem Controlada na América do Sul, que permite exclusividade no cultivo de uvas Malbec na região de Mendonza, no sul da Argentina.

O Malbec  representa  47 000 dos 500 000 acres de vinícolas argentinas.

Um dos fatores que transformou a argentina na principal produtora de malbec mundial foi o solo da região de Mendonza, mais especificamente Luján de Cuyo. O clima desértico do oeste argentino, com solo pobre e seco, intensas horas de sol, baixa umidade e altitudes elevadas mostrou-se a condição ideal para produzir este tipo de uva com qualidade.

No vinho tinto, a uva malbec apresenta cor vermelho púrpura, intensa, e aroma frutado. Geralmente, são vinhos jovens. No paladar, sente-se muito sabor e maciez, com aroma forte e frutado. Todas essas características são excelentes para acompanhar carnes.


Espécie: Vitis Vinifera
Outro Nomes: Auxerrois, Grifforin, Gros Noir, Malbec, Médoc Noir, Passac, Prolongeau.

Origem: Sudoeste da França
Clutivos: França, Argentina, Chile, Austrália, Itália, Alemanha, Nova Zelândia, Espanha.

Corda Uva: Tinta
Cor do Vinho: Tinto


Fontes de pesquisa: Wikipédia, clubalfa




Lucas Bolívar
Sócio Proprietário - Armazém Deus do Vinho

ADV - Armazém Deus do Vinho 

www.deusdovinho.com


Tel: 11-2017-5317

E-mail: vinhos@deusdovinho.com

Curta nossa página no facebook



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Inscreva-se no nosso Blog